Genialidade e arrogância não são sinônimos!

Esqueça aquele “modelo” que aprendemos com os astros da tecnologia. Ser arrogante não te torna nada além de… Arrogante mesmo!

Tiago Temporin
2 min readNov 6, 2017
House of Cards

Durante os últimos anos, tornou-se comum a confusão entre essas duas palavras. Alguns chegam a achar que são “sinônimos”, enquanto outros acreditam que para ser um é preciso, necessariamente, ser o outro.

Eu mesmo era uma dessas pessoas. Acreditava que para ser um gênio ou alguém que domina algo, a arrogância e grosseria deveriam ser “parte do pacote”.

Por alguns anos, fui completamente grosso e irritadiço por coisas muito pequenas. Achava que assim seria um desenvolvedor mais respeitado e reconhecido…

Sabe qual foi a única coisa que ganhei com esse comportamento? Ser mal visto, incompreendido e, por algumas vezes, deixado de lado. A verdade é e sempre será:

ARROGÂNCIA SÓ FAZ DE VOCÊ ARROGANTE E NADA MAIS!

É muito fácil cair nessa armadilha quando olhamos para pessoas de destaque em nossa área de atuação como Steve Jobs, Bill Gates, Linus Torvalds e etc… O fato é que eles foram bem sucedidos, mas isso não se deve a arrogância.

Assisti uma entrevista do Ev Williams no youtube essa semana, onde ele relata essa “febre” de arrogância e grosseria no Vale do Silício.

Hora de mudar!

Depois de perder muito com esse pensamento errado eu decidi mudar. Hoje tento ser mais respeitoso e solícito. Confesso que anos me “treinando” para ser o contrário tornaram essa tarefa um tanto quanto difícil. Mas como dizem as pessoas mais experientes:

Nada supera o tempo!

Devagar vou desaprendendo a ser aquela pessoa mal humorada, grosseira e difícil de se conviver.

O que tenho aprendido?

Se você realmente deseja crescer como desenvolvedor e ser humano, seja humilde, diga não sei, troque conhecimento, ajude outras pessoas sem segundas intenções.

Com certeza você será mais feliz e terá mais gente à sua volta torcendo por você.

Nunca faça aos outros aquilo que você não gostaria que fizessem para você.

Faça o bem, sem ver a quem!

Aposto que sua vida nunca mais será a mesma!

Espero que tenha gostado do texto, me sigam no Twitter, Medium e Github.

Abraço e até a próxima!

--

--